Nesta página, vamos explicar sobre cuidados pré e pós operatórios de uma rinoplastia além tirar as maiores dúvidas apresentadas por nosso clientes .

Nesta página, vamos explicar sobre cuidados pré e pós operatórios de uma rinoplastia além tirar as maiores dúvidas apresentadas por nosso clientes .

Por onde começar?

A escolha do cirurgião

Técnicas mais modernas implicam em resultados mais rápidos e menos traumáticos para o paciente. Um cirurgião já experiente tem em suas mãos diversas manobras já experimentadas ao longo de sua carreira o que pode proporcionar ao paciente melhores resultados. Cursos ao longo da vida e sua formação também devem ser avaliados . O segredo do sucesso é a confiança no profissional e saber que em um  resultado não satisfatório o profissional lhe apoiará e lhe ajudará a superá-lo.

Idade ideal para Rinoplastia

Existe uma idade ideal para a realização de uma rinoplastia? A resposta é sim . A idade ideal seria após os 15anos de idade pois no crescimento rápido da adolescência pode implicar em deformidades nasais como o desvio de septo e as gibas nasais (saliência no dorso nasal). Portanto , o ideal seria que todas as deformidades apareçam antes de serem corrigidas evitando retoques futuros ou defeitos inesperados. Existem cirurgiões que são conservadores e só operam após os 16 ou 18 anos mas esta conduta não deve ser criticada pois a experiência de cada um conta muito neste momento.

Tipos de pele na Rinoplastia

A pele e suas variantes são muito importantes no resultado de uma rinoplastia pois peles finas implicam em mais retoques e defeitos pós-operatórios. Peles Grossas já são desafios ao cirurgião quanto ao resultado pois podem mascarar manobras que deixam o nariz mais delicado. Portanto, a pele ideal seria a intermediária . Como somos um país miscigenado a cor da pele pode nos enganar e uma avaliação minuciosa no consultório pode nos ajudar a predizer o tipo de pele do paciente e quais as manobras a serem empregadas.

Convênio e Rinoplastia

O meu convênio vai pagar minha rinoplastia? Por ser um procedimento estético os convênios não pagam a rinoplastia. Quando o paciente tem algum convênio conseguimos um valor mais atrativo pois os hospitais cobram um valor diferenciado nestes casos.

Técnicas
de Rinoplastia

A melhor técnica é aquela que seu cirurgião tem experiência com melhores resultados. Atualmente temos empregado com muita regularidade a técnica aberta estruturada onde se utilizam de enxertos de cartilagem para se obter resultados bons.

A Técnica fechada ainda pode ser realizada em narizes e gerando bons resultados mas deve ser empregada em casos selecionados.

Septoplastia associada

O desvio de septo nada mais é do que uma tortuosidade na parede que separa o nariz ao meio e que este desvio ocasiona dificuldade respiratória nasal. Os desvios podem ser traumáticos ou hereditários. Se hereditários surgem na adolescência durante o estirão da puberdade .Normalmente os pacientes que nos procuram além de uma nariz bonito querem um nariz funcional e para isto o desvio já é corrigido para permitir uma boa respiração. Outros procedimentos podem ser associados a correção septal como a turbinoplastia (redução dos cornetos) o que permite um incremento respiratório nasal.

Anestesia

Como será a anestesia para minha cirurgia? A anestesia para cirurgia nasal hoje a ser empregada é a geral. Ao longo doas anos com as novas técnicas o tempo para a realização de uma rinoplastia aumentou pois mais manobras são necessárias . Como o tempo se estendeu a anestesia geral é hoje nossa escolha pois permite mais conforto para o paciente e para o cirurgião.

Dores na cirurgia

Vou sentir dores após minha rinoplastia? A resposta é não. Com as técnicas mais modernas abandonamos o uso do tampão e dos Splints nasais e isso nos proporcionou mais conforto para o paciente. Usamos fios absorvíveis na pele e dentro do nariz que caem ao longo dos dias o que nos permite a não retirada e desconforto. O curativo externo fica em torno de 7 a 10 dias na posição adequada e é removido no consultório. O desconforto hoje na rinoplastia está ligado a obstrução nasal, pois o nariz entope por edema(inchaço) gerando dificuldade respiratória nasal. No final de uma semana após a primeira limpeza este desconforto desaparece.

Resultados e Pós-operatório

Resultados

O resultado de uma rinoplastia é demorado e muito comum a ansiedade para ver o resultado rápido . O resultado final de uma rinoplastia gira em torno de 1 ano . Neste intervalo o edema nasal aparece e de maneira assimétrica o que pode dar a falsa impressão de deformidades. Portanto aguardar 1 ano é essencial para chegarmos as conclusões finais de resultado. Caso algo não ande bem como alguma assimetria ou defeito de cicatrização, uma cirurgia de reparo deve ser realizada tentando alcançar o resultado almejado.

Cuidados e Pós-operatório

Entre os cuidados pré-operatórios mais importantes estão a documentação fotográfica pré-operatória feita nos dias atuais em consultório. Medicamentos pré-operatórios também são utilizados pois reduzem o sangramento durante a cirurgia e diminuem a proporção de edema e hematomas nos olhos . No pós operatório os paciente também devem se valer de medicações que evitam infecções, que aliviam qualquer dor e que ajudam na cicatriz. Radiação solar deve ser evitada para não se manchar a pele com hematomas e o uso dos óculos só estão liberados após 40 dias. Atividades físicas devem ser evitadas por uma semana com restrição total. Retorno as atividades físicas intensas podem ocorrer após 30 dias de cirurgia. Deve se evitar o uso de antinflamatórios antes da cirurgia pois propicia mais hematomas ou mesmo episódios de hemorragia.

Chegou a hora de realizar
a sua rinoplastia

Agende uma consulta
e faça uma avaliação!