Implantes Cocleares

O implante coclear é um dispositivo eletrônico que proporciona a sensação auditiva próxima a audição normal dos humanos. Inserido no ouvido interno, ele transforma impulsos sonoros em elétricos, diretamente para o nervo de audição.

No Brasil temos cerca de 10 milhões de pessoas com algum grau de perda auditiva. Os primeiros implantes foram feitos ainda na década de noventa.

Melhore sua audição

O implante coclear é indicado para pessoas que já ouviram, mas perderam totalmente a audição de ambos os lados, quando o aparelho auditivo convencional já não é mais efetivo. Também para crianças que nasceram privadas de audição – neste caso, deve-se instalar o implante até os 6 anos de idade.

Melhor audição em diferentes ambientes

Mais facilidade de socialização

Mais autoestima e confiança

Contribui para o desenvolvimento
da fala em crianças

Auxilia o uso de eletrônicos

Como funciona o implante

O receptor interno é colocado sobre o ouvido interno, na região do nervo auditivo e recebe os impulsos enviados pelo transmissor que está na parte externa. Esses impulsos atravessam o nervo auditivo e são recebidos no cérebro, onde são decifrados. 

O cirurgião

Dr. Gustavo Jorge

CRM GO 10818 RQE Nº: 5259

Dr. Gustavo Jorge é médico Otorrinolaringologista, atuando principalmente em Implantes Auditivos e Rinoplastia.

Com autoridade, notoriedade e 20 anos de experiência, tem uma formação clínica completa desde o diagnóstico ao tratamento e acompanhamento dos seus pacientes.

Agende uma consulta em vídeo para uma avaliação

Etapas do implante

Avaliação

O primeiro passo é a consulta com o Otorrino onde é feita uma avaliação da real necessidade do implante. Após isso o paciente passa pelo fonoaudiólogo para avaliar quais os benefícios de se realizar o implante auditivo. Nesta etapa inicial, o paciente já pode começar a realizar os exames pré-operatórios para realizar a cirurgia.

Implantação

Com os exames prontos, caso o paciente tenha convênio médico, é realizada a solicitação do procedimento e do modelo do aparelho indicado. Com a liberação do convênio, a cirurgia pode ser agendada. O paciente realiza a cirurgia e recebe alta no mesmo dia, no máximo no dia seguinte.

Ativação

O paciente faz uma visita ao consultório no sétimo e na véspera da ativação (30 dias) para verificar a cicatrização. Após a cirurgia, o paciente aguarda 30 dias para fazer a ativação do implante (ligar o implante a primeira vez); procedimento feito pelo fonoaudiólogo.

Pós-operatório

Normalmente os fonoaudiólogos solicitam visitas trimestrais para realização de mapeamentos do implante (regulagens) até completar 1 ano e depois, semestrais até os 2 anos. Após 2 anos a visita será anual e caso seja necessário ao longo da vida.